
Conheça um pouco da História da Cidade Imperial
Petrópolis , localizada na Serra da Estrela começou a ser explorada no século XVIII . Antes desse período, a serra era povoada por índios , e não havia uma cidade formada e nem tampouco atividade econômica. Mais tarde foram descobertas minas de ouro em Minas Gerais , e em 1704 foi construído o ” Caminho Novo ” também conhecido por ”Caminho de Ouro” , ligando o Rio de Janeiro à Minas Gerais passando pelas terras onde hoje é Petrópolis .
Em 1822, D. Pedro I , a caminho de Minas Gerais pelo Caminho do Ouro, pernoitou na fazenda do Padre Correia , no córrego seco . Ele ficou encantado com a mata Atlântica, com a beleza do lugar e com o clima ameno da Região Serrana que lembrava o clima Europeu. Então , D. Pedro I adquiriu a Fazenda do Córrego Seco, que passou a ser chamada Imperial Fazenda Córrego Seco onde pretendia construir um palácio para passar os verões .
Seu filho, Dom Pedro II em 16 de março de 1843, assinou um decreto imperial pelo qual determinava o assentamento de uma povoação a ser formada com a vinda de imigrantes alemães e a construção do sonhado palácio de verão, cuja pedra fundamental foi assentada pelo Imperador em maio de 1845, e que ficou pronto em 1847. Major Júlio Frederico Koeler, muito amigo de D. Pedro foi o idealizador do Plano Urbanístico da cidade e grande incentivador da vinda de imigrantes alemães para Petrópolis. Petrópolis quer dizer “ cidade de Pedro” .
A cidade de Petrópolis fica a 65 km do Rio e é chamada de Cidade Imperial desde os tempos do Imperador Pedro II. Povoada pelos alemães, Petrópolis mantém viva a memória da história brasileira com seus prédios e ruas charmosas. Primeiramente visitaremos o Museu Imperial, que já foi residência de verão do Imperador D. Pedro II, e guarda móveis e jóias da família Imperial como a coroa de ouro, pérolas e diamantes usados por D. Pedro I e D. Pedro II. Após o tour seguiremos para a Catedral São Pedro de Alcântara onde a Princesa Isabel foi sepultada junto com D. Pedro II . Em seguida , iremos para o Palácio de Cristal, construído na França e montado no Brasil, destinado a abrigar exposições e grandes festas promovidas pela Princesa Isabel . Seguindo nosso roteiro visitaremos O Encantado, Casa de Santos Dumont .
PETRÓPOLIS FAMOSA PELA ARQUITETURA, BOA GASTRONOMIA E TRADIÇÃO CERVEJEIRA.
O que está incluso:
O que não está incluído no passeio pela cidade :
Duração do passeio : 7/8 horas.
© 2023 Conexão Carioca. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido: Kaiapu.com.br